Início Notícias Piacabucu EM Piaçabuçu: Prefeitura realiza atividades para conscientizar sobre violência contra idosos

EM Piaçabuçu: Prefeitura realiza atividades para conscientizar sobre violência contra idosos

0
COMPARTILHAR

Para comemorar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que será celebrado em 15 de junho.  A secretaria de Assistência Social e Habitação realizou atividades com palestra e divulgação dos canais disponíveis para denúncia de violência para o público, na manhã desta quarta-feira (13), em Piaçabuçu.

No evento, os idosos e demais presentes se divertiram muito e ainda tiveram momentos de reflexão com o debate e o fortalecimento de ideias que busquem erradicar quaisquer tipos de maus tratos contra à pessoa idosa.

Para Keity Darlian, Secretária de Assistência social e habitação, a ação demonstra a importância em divulgar, orientar e apresentar os serviços do CREAS à comunidade. “Muitas pessoas vivenciam situações de risco, necessitam de ajuda e o Centro de Referência tem profissionais especializados para auxiliar as famílias do nosso município, e essa ação tem o papel de sensibilizar a sociedade em prol do combate a violência contra a pessoa idosa, mostrando os canais de denúncia através do disque 100 e o trabalho realizado de prevenção e valorização da pessoa idosa e o estímulo do convívio social”, destacou a secretária.

O principal objetivo do evento é mostrar para a população a importância de se denunciar ações de violência contra idosos, por meio de atividades e palestras. É importante frisar que a violência pode ser realizada de forma física, sexual, psicológica, econômica, por abandono e negligência.

Edileuza Leão, de 71 anos, ressaltou a importância do evento. “Ações como essas é que ajudam a educar a população para que respeitem os idosos. Todos os dias somos violentados por meio de gestos e palavras, e isso tem que mudar. Quem não respeita seus velhos, não respeita ninguém”, afirmou a aposentada.

Fique por dentro

Em 15 de Junho de 2006, a Rede Internacional de Prevenção de Maus Tratos às Pessoas Idosas (INPEA), em parceria com a Organização das Nações Unidas, declarou 15 de junho como o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

Se presenciar algum idoso sendo vitima de maus tratos, disque 100 e denuncie.

Por Redação