Início Notícias Piacabucu Prefeitura de Piaçabuçu inicia execução do Planejamento de gestão dos resíduos sólidos 

Prefeitura de Piaçabuçu inicia execução do Planejamento de gestão dos resíduos sólidos 

0
COMPARTILHAR

O Secretário de Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Otávio Augusto representou o Prefeito Djalma Beltrão e conduziu, na manhã desta sexta-feira, uma reunião com a Equipe Um – de resíduo solido e mineração do FPI, com a participação do representante do poder legislativo, Alysson Morango, e o Gerente Comercial da empresa LS Locações e Serviços, responsável pela coleta de lixo no município para tratar sobre a execução do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, as ações que serão realizadas e o cumprimento do prazo determinado pelo Ministério Público às prefeituras alagoanas para a construção de aterros sanitários.

“O Prefeito Djalma Beltrão e outros prefeitos do estado vem debatendo em conjunto com a AMA, as dificuldades financeiras que os municípios enfrentam para cumprir o prazo, nossa grande preocupação é a gestão eficiente do lixo que implica diretamente na saúde da população e em nossas belezas naturais, tão importantes para o turismo”, explicou Otávio.

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), realizou um trabalho de conscientização com os gestores alagoanos sobre a importância de aderir ao consócio, e principalmente, sobre a importância da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e educação ambiental. Segundo a AMA, mesmo não cumprindo a lei federal as cidades estão empenhadas em se adequar a norma nacional.

Da direita Empresario Jobson da LS, Vereador Alyson Morango, e Secretário Otávio Augusto

“Estamos buscando uma melhor maneira, já que o governo federal não dispõe de verba para os municípios executarem os planos. Nossa luta é para ofertar bem-estar à população e seguir em busca de soluções que tragam benefícios para o povo com respeito ao meio ambiente”, frisou o Prefeito Djalma Beltrão.

A empresa LS locações e Serviços foi intimada a apresentar um parecer técnico ao IMA (Instituto do Meio Ambiente), no prazo máximo de 25 dias, relativo aos serviços de limpeza e coleta de lixo executado em Piaçabuçu.

A coordenadora do FPI, responsável pela área, Marina de Souza Mendes, do DNPM, falou da importância do diagnóstico da região e a consciência da educação ambiental a respeito do descarte correto dos resíduos sólidos, pois além de ser uma APA tem grande potencial turístico.

Por ASCOMCE