Início Notícias Piacabucu Prefeitura realiza novas ações de cadastro rural em Piaçabuçu

Prefeitura realiza novas ações de cadastro rural em Piaçabuçu

0
COMPARTILHAR

A Prefeitura iniciou na manhã desta segunda-feira (13), no Terminal Turístico, mais uma ação para realizar o CAR – Cadastro Rural, desta vez em parceria com o IBAMA, juntamente com as ações que estão sendo realizadas pelo FPI em Piaçabuçu.

“Junto a Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realizamos varias ações para realizar o cadastro, mesmo assim ainda muitos não realizaram o cadastramento que é obrigatório”, explicou Alípio Araújo Secretário de Agricultura e Pesca.

O CAR foi criado pelo Código Florestal em 2012 e só passou a vigorar em 2014, com a publicação de uma Instrução Normativa. É um instrumento criado pela Lei 12.651/12, que atende a uma regulamentação do novo Código Florestal Brasileiro.

O analista ambiental do IBAMA, Robert Santana, ressaltou sobre os benefícios que o CAR traz ao pequeno agricultor. ” Com o certificado do CAR em mãos, o pequeno agricultor poderá fazer qualquer tipo de transição comercial para financiamento da sua lavoura para plantio, colheita, comercialização, etc. Além de está regularizado perante os órgãos ambientais”.

Secretário de Agricultura e Pesca, Alípio Araújo / Secretário de Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Otávio Augusto / Equipe do FPI / Agricultor Marcos Foto: ASCOMCE

O Prefeito Djalma Beltrão faz um alerta ao pequeno agricultor que não realizar o cadastro, “Além de ficar irregular perante a lei, poderá sofrer algumas penalidades, e estará impossibilitado de fazer qualquer tipo de transição para financiamento, e ser notificado pelas instituições ambientais, IBAMA e IMA”, ele acrescentou ainda que há possibilidade de multas por partes dos órgãos e não acesso a créditos rurais junto aos bancos.

O Secretário de Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos Otávio Augusto informou que o cadastro está sendo realizado de forma gratuita, nesta terça-feira (13) estendo-se até amanhã, quarta-feira (14). “Quem não fizer o cadastro, terá que se deslocar até o ponto do IMA para a receber o certificado do CAR. A prefeitura e o FPI estão oportunizando acesso fácil e rápido a um documento tão importante para o produtor/empreendedor.

Por ASCOMCE